Quando o assunto é segurança veicular, temos que nos atentar a alguns aspectos, como a busca por duas soluções distintas: As que evitam acidentes e as que minimizam as consequências do acidente. Ambas possuem uma nomenclatura específica que, segundo o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), podemos distinguir entre segurança ativa e segurança passiva.
Os dispositivos de segurança ativa são instalados nos veículos a fim de contribuir na diminuição de acidentes. Dentre eles, podemos citar o freio ABS (sistema antibloqueio dos freios, do inglês Anti-lock Breaking System) que é um sistema de frenagem que evita que a roda bloqueie ou derrape. Outro item importante que atua com o ABS é o sistema de Distribuição Eletrônica de Frenagem (EBD) que também proporciona segurança e eficiência.
Outros componentes contribuem para a segurança ativa, por isso, a verificação do sistema elétrico, principalmente das luzes de posição (faróis, lanternas, setas e piscas) é fundamental, pois a falta de sinalização é uma das maiores causas de acidente. Lembrando que utilizar a seta é obrigatório e, caso isso não ocorra, o condutor pode perder 5 pontos na carteira. Além disso, freios, retrovisores, limpadores de para-brisas e sinais sonoros também são fatores que influenciam na segurança veicular.
Já os itens de segurança passiva são aqueles que tem o objetivo de proteger os passageiros em casos em que os acidentes são inevitáveis. Neste caso, podemos citar o cinto de segurança, encosto de cabeça e os air bags. O cinto de segurança, por exemplo, tem como função principal a retenção do passageiro em casos de colisão ou parada repentina e os air bags atuam de forma mais eficiente quando combinados com o uso do cinto. Fique ligado na segurança veicular!
Na hora de comprar um carro, não deixe de questionar sobre os dispositivos de segurança ativa e passiva do veículo, pois eles são essenciais para a segurança veicular e viária e é por esse motivo que os motoristas não podem encarar itens de segurança como um gasto, mas sim como investimentos.