Segurança veicular

Quando o assunto é segurança veicular, temos que nos atentar a alguns aspectos, como a busca por duas soluções distintas: As que evitam acidentes e as que minimizam as consequências do acidente. Ambas possuem uma nomenclatura específica que, segundo o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), podemos distinguir entre segurança ativa e segurança passiva.

Os dispositivos de segurança ativa são instalados nos veículos a fim de contribuir na diminuição de acidentes. Dentre eles, podemos citar o freio ABS (sistema antibloqueio dos freios, do inglês Anti-lock Breaking System) que é um sistema de frenagem que evita que a roda bloqueie ou derrape. Outro item importante que atua com o ABS é o sistema de Distribuição Eletrônica de Frenagem (EBD) que também proporciona segurança e eficiência.

Outros componentes contribuem para a segurança ativa, por isso, a verificação do sistema elétrico, principalmente das luzes de posição (faróis, lanternas, setas e piscas) é fundamental, pois a falta de sinalização é uma das maiores causas de acidente. Lembrando que utilizar a seta é obrigatório e, caso isso não ocorra, o condutor pode perder 5 pontos na carteira. Além disso, freios, retrovisores, limpadores de para-brisas e sinais sonoros também são fatores que influenciam na segurança veicular.

Já os itens de segurança passiva são aqueles que tem o objetivo de proteger os passageiros em casos em que os acidentes são inevitáveis. Neste caso, podemos citar o cinto de segurança, encosto de cabeça e os air bags. O cinto de segurança, por exemplo, tem como função principal a retenção do passageiro em casos de colisão ou parada repentina e os air bags atuam de forma mais eficiente quando combinados com o uso do cinto. Fique ligado na segurança veicular!

Na hora de comprar um carro, não deixe de questionar sobre os dispositivos de segurança ativa e passiva do veículo, pois eles são essenciais para a segurança veicular e viária e é por esse motivo que os motoristas não podem encarar itens de segurança como um gasto, mas sim como investimentos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s