Câmbio automático faz gastar mais?

A diferença no consumo de combustível entre carros automáticos e manuais é uma pergunta frequente entre os condutores. Então, será que câmbio automático faz gastar mais?Esclarecemos essa dúvida hoje! Fica de olho:

As tecnologias presentes nos câmbios automáticos são muito interessantes, porém, possuem alguns inconvenientes relacionadas ao seu uso, assim como a perda de desempenho do veículo quanto à potência e velocidade. Além disso, o gasto de combustível acaba sendo maior em até 15% e isso acontece porque as trocas de marcha ocorrem com rotações mais elevadas.

O desperdício do combustível acontece devido à energia mecânica transferida para o câmbio, pois a ligação entre a transmissão e o motor é feita por meio do conversor de torque, peça que faz o papel da embreagem dos câmbios manuais.

Sendo assim, vamos entender as diferenças entre os carros manuais e automáticos: No caso dos manuais há a possibilidade de efetuar a troca de marchas em baixa rotação, exatamente como as montadoras indicam, desta forma, os carros gastarão menos combustível. Já os automáticos trabalham com uma rotação maior e se a opção “sport” estiver acionada, o gasto será ainda maior devido à rotação, ou seja, o câmbio automático faz gastar mais.

À medida que novas tecnologias surgem, os câmbios automáticos estão ficando cada vez mais modernizados e espera-se que as diferenças sejam praticamente inexistentes. Algumas fábricas já estão desenvolvendo câmbios automáticos com mais marchas, justamente para diminuir o consumo e também para reduzir a emissão de gases poluentes. Como por exemplo, a Hyundai, GM e Ford já estão estudando a possibilidade de implementar um câmbio com 10 marchas.

Além de tudo isso, combinar a escolha de um carro que seja compatível com o seu estilo de vida e necessidades e evitar acelerações bruscas são os dois fatores mais importantes e decisórios para a economia de combustível.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s