Você sabia que o ato de realizar lavagens no veículo é um hábito comum entre os brasileiros? Para todos aqueles que gostam de cuidar dos carros, ver um motor sujo não é agradável e, por isso, algumas pessoas querem lavar até o mesmo motor para deixar tudo limpo. Mas será que é recomendável?
Essa preocupação provem dos carros carburados, pois, antigamente, ao realizarmos lavagem no motor nos postos de combustíveis, as mangueiras de pressão injetavam água dentro do distribuidor e, após a lavagem o veículo, o motor apresentava problemas no funcionamento.
A partir de então, surgiu a injeção eletrônica e os sistemas de distribuição mudaram. Todavia, o motor passou a apresentar módulos eletrônicos que também são danificados em contato com água, além de comprometer alguns componentes como o módulo e a caixa de fusíveis. Assim, a prática de lavar o motor não é recomendada, principalmente se for usado produtos químicos e fortes jatos de água, pois eles podem agravar ainda mais o funcionamento do motor.
O recomendável é que a limpeza seja feita com um pano úmido e posteriormente seja usado um pano seco para remover as sujeiras e retirar a poeira superficial para que não haja riscos com o carro. Além disso, atualmente, há empresas especializadas em lavagem de motor que evitam que o motorista danifique os pontos vulneráveis na hora da lavagem.
Essas empresas especializadas utilizam o método de lavagem a vapor que é uma forma inteligente e sustentável, pois essas máquinas de pressão de vapor possibilitam que a água quente desengordure e tire manchas difíceis. Portanto, como a lavagem do motor é um procedimento que requer muita atenção e cuidado, recomendamos que seja feito em um local de confiança. Por exemplo, realizamos uma pesquisa e vimos que o valor da lavagem, em média, é de 80 reais.
Atenção: É importante lembrar que a lavagem não resulta em melhorias no desempenho ou na mecânica e, sim, que é um procedimento “estético”.
Fontes: G1 e Cesvi Brasil.