Segurança dos ciclistas no trânsito

Podemos notar que ao longo dos últimos anos o número de ciclistas nos grandes centros urbanos aumentou significativamente e isso acontece devido à facilidade e praticidade que esse meio de transporte oferece. Todavia, atualmente, nos deparamos com diversas notícias que relatam acidentes envolvendo veículos de grande porte com as bicicletas, por isso, daremos algumas dicas de como evitá-los e, principalmente, de como manter a segurança dos ciclistas no trânsito!

Visto que os motoristas dificilmente veem as bicicletas como “veículos”, é preciso que os ciclistas tenham a ideia clara de que precisam andar de forma defensiva e sempre com os equipamentos corretos. Além disso, é importante manter sempre uma linha reta, evitar movimentos bruscos e sinalizar ou comunicar as intenções ao mudar de faixa ou virar. Desta forma, ambos os condutores se sentirão mais seguros e conseguirão contribuir para um trânsito melhor e é por esta razão que o condutor deve estar sempre atento para conseguir evitar o perigo, apesar das falhas de outros condutores. Durante a circulação nas ruas, é necessário certificar-se que o motorista compreendeu a sinalização antes de realizar qualquer manobra.

Você sabia que alguns acessórios são exigidos por lei? São eles: Buzina, espelho e adesivos refletores na frente, atrás, nas laterais e nos pedais. Porém, o uso de cotoveleira, joelheira e capacete são essenciais para manter a segurança dos ciclistas no trânsito. Assim, se o ciclista seguir algumas dessas regras básicas, além de garantir a segurança dos ciclistas, o risco de acidente chega praticamente a zero

Segundo Marcos Traad, é necessário que todos contribuam para a convivência segura no transito e a regra é: o maior sempre protege o menor. Sendo assim, o cuidado do motorista com o ciclista deve ser redobrado e ambos devem permanecer atentos e respeitar as leis do Código de Trânsito Brasileiro. Portanto, usar a bicicleta como meio de transporte exige responsabilidade e atenção redobrada na hora da locomoção pelas vias brasileiras!

A bicicleta é vista como um meio de transporte econômico, benéfico a saúde, prático e sustentável por reduzir a emissão de poluentes na atmosfera, além de promover uma boa qualidade de vida! E é por esse motivo que as autoridades brasileiras estão atentas ao crescimento constante do número de ciclistas e viabilizando mudanças nas cidades. Portanto, conduzir os veículos de forma responsável e atenta colabora para uma condução segura e propicia um trânsito com cidadania, preservando o bem-estar de todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s