Você conhece os sistemas embarcados inteligentes?

Os sistemas embarcados inteligentes são práticos e simplificam as atividades rotineiras, uma vez que podem ser controlados de forma remota. Desta forma, traz aos usuários uma possibilidade de conexão com funções inteligentes. Os primeiros protótipos que contêm esses sistemas embarcados de inteligência nos dão uma ideia de como será a nossa relação com esses dispositivos. Segundo Irio Bertolini, gerente de marketing de sistemas embarcados da Intel, os carros contarão com um volante sensível ao toque, sensores de rádio frequência e conexão com a internet, capaz de abrir e-mails, dirigir sozinho em vias congestionadas, mostrar rotas alternativas aos condutores e mostrar pontos de interesse ao longo do caminho.

Em 2014, a Ford realizou testes com a finalidade de evitar atropelamentos, isto é, um carro que consegue detectar se há pedestre na via e, caso o motorista não demonstre reação quanto a ele, o veículo freia à revelia. Assim, o primeiro carro que apresentou esse sistema embarcado inteligente foi o Mondeo europeu, o qual conhecemos no Brasil como Fusion. Essa função de detectar a presença de pedestres na pista faz parte do sistema de assistência de pré-colisão da Ford. Um ponto importante para ressaltarmos é que esse sistema atua em velocidades de até 80km/h.

Ficou curioso e quer entender melhor sobre esse sistema embarcado inteligente? Então, vamos lá: Com esse dispositivo, o sistema recebe informações que foram concebidas por meio de uma câmera instalada no para-brisa e um radar no para-choque que conseguem visualizar até 200 metros à frente. Além disso, esse sistema permite a identificação e diferenciação de formas humanas e objetos que são comumente vistos em vias. Portanto, caso um pedestre for detectado, o sistema envia um aviso sonoro e visual para alertar o condutor do veículo e caso não obtenha respostas, o sistema embarcado inteligente prepara os freios para que consigam atuar de forma rápida. Em suma, além de possibilitar a conexão à rede mundial de computadores, os sistemas embarcados inteligentes proporcionam experiências intuitivas e totalmente focados no usuário.

Fontes: Olhar Digital – UOL, Blog do Luís Perez, Gazeta do Povo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s