Como saber se a bateria do seu carro está descarregando?

Antes de mais nada, ao pensar na troca da bateria, é necessário perceber qual a causa da falha, pois é possível que a precipitação pela resolução do problema acarrete um prejuízo ainda maior ao longo do tempo. A bateria automotiva é um tipo de bateria recarregável que tem como principal função fornecer energia elétrica ao motor de partida e ao sistema de ignição do veículo. Assim, alimenta todo o sistema elétrico quando o veículo não estiver em funcionamento. Além disso, auxilia o alternador na alimentação do sistema e estabiliza a tensão do sistema elétrico como um todo.

Todas as baterias apresentam uma Reserva de Carga indicada em seu rótulo e ao comprá-la, entende-se que a sua carga, geralmente, é plena e ao colocá-la em um automóvel que não carrega bem ou que tem um consumidor vazando a carga, o problema pode ficar oculto por um determinado período. Isto significa que o sistema de carga carrega pouco ou o consumo é muito alto, propiciando o esgotamento da Reserva de Carga.

As causas para uma bateria descarregar são diversas, como chave de ignição ligada por muito tempo, não perceber faroletes ligados, ter o costume de escutar o rádio por bastante tempo sem ligar o motor, esquecer a frente do rádio ligada, luzes de porta-luvas e porta traseira com defeito ou deixar a luz interna ligada.

Uma bateria apresenta um ciclo de vida de, aproximadamente, 4 anos. Apesar desse indicativo, a data de validade não é linear e as situações citadas anteriormente colaboram para fragilizar o seu funcionamento. O sinal mais evidente de uma bateria fraca é quando o carro apresenta dificuldades em iniciar a sua marcha. Um exemplo disto são as tentativas de ligar o carro no período da manhã.

Com isso, antes de ter certeza que o problema está na bateria, é necessário cumprir com os seguintes pontos: Verificar se tem, no mínimo, 12 volts, verificar a conexão do cabo da bateria, da correia do alternador e, também, o nível da água da bateria, sendo que estes podem ser algumas das causas da bateria fraca.

Sendo assim, para diminuir os riscos de ficar sem bateria, algumas dicas podem ser seguidas: Primeiramente, é necessário ter atenção com a corrente de stand by, presente em todos os veículos, pois mesmo parado, o veículo consome energia da bateria com equipamentos eletrônicos que nunca desligam, como a central de injeção eletrônica, o alarme e a parte frontal do rádio. Por isso, aconselhamos a retirada da frente do rádio para evitar esse consumo. Além de se atentar ao desligamento de tudo, usar produtos homologados pelas montadoras evitam que a bateria seja descarregada em pouco tempo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s