Dicas para dirigir em situações adversas: Chuva

É comum nos depararmos com grandes temporais nesta época do ano e muitos motoristas têm dúvidas em relação à melhor maneira de dirigir nessas condições. Por esse motivo, ensinaremos algumas dicas de como guiar o veículo de forma segura em locais alagados.

Um dos maiores perigos de dirigir durante a chuva é a aquaplanagem, isto é, quando os pneus do carro perdem o contato com o asfalto devido à presença de água no chão, o que pode causar o descontrole do condutor perante ao veículo. Isso acontece porque muitas pessoas se assustam e acabam mexendo o volante, o que pode gerar uma situação de risco ainda maior. Nessas horas, o recomendável é esperar o pneu voltar a ter contato com o chão e reassumir o controle do veículo. O ideal é antecipar o problema, ou seja, observar o veículo da frente, se ele não estiver fazendo uma trilha no chão, é porque tem muita água.

Uma outra dica para não perder o controle do carro é conferir antecipadamente a altura do nível de água. Se estiver mais alta que a metade da roda, é recomendável não passar ou passar em baixa velocidade. Ao se deparar com um alagamento, ao invés de acelerar, é aconselhável passar devagar, em primeira marcha e com aceleração constante. Desta forma, você evita que a água suba até o motor, encharcando o sistema de injeção e o sistema elétrico, além da aceleração constante que impede que a água entre no escapamento.

Manter os pneus calibrados é de suma importância, pois quando estão descalibrados perdem a aderência e aumentam as chances de aquaplanagem. Caso o carro esteja aquaplanando, é importante não realizar nenhum movimento brusco com o volante ou pedais de freio e acelerador.

Redobre a atenção e mantenha as duas mãos no volante o tempo todo, acenda os faróis, mantenha uma distância de, no mínimo, cinco carros entre o seu e o da frente e dirija a uma velocidade igual ou inferior ao limite da velocidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s