Mitos e verdades sobre o funcionamento e a manutenção do veículo

O primeiro mito se refere ao uso da gasolina aditivada para propiciar o aumento da potência do carro. Na verdade, ela só permite que o propulsor renda o seu máximo, sem afetar ou elevar o desempenho do carro. Por isso, é certo afirmar que o uso de aditivos permite que o sistema de injeção e válvulas fique limpo, reduzindo, assim, as emissões de poluentes.

Outro mito comum é em relação à mistura de gasolina e etanol no tanque, sendo que não há nenhum problema em misturá-los em motores flexíveis, por isso, abastecer exclusivamente com apenas um desses dois não muda a durabilidade ou dirigibilidade dos componentes.

Em contrapartida, falar que encher o reservatório até a boca ou andar com o tanque na reserva é prejudicial está correto, pois caso o tanque esteja cheio demais, o combustível não pode chegar ao canister, um filtro de carvão que recebe somente os vapores do líquido. E no caso do nível do tanque muito baixo, há risco dos resíduos acumulados no fundo sejam sugados e, então, danifiquem o sistema de alimentação.

Como já falamos aqui no blog, outro mito que paira sobre os motoristas é a necessidade de lavar o motor, sendo que essa prática não é recomendável, pois pode danificar os componentes e módulos elétricos. Além disso, a lavagem não resulta em melhorias no desempenho ou na mecânica, na verdade, é um procedimento “estético”.

Manter o pé na embreagem também pode prejudicar o seu carro, pois a prática errada abrevia a vida útil das peças de embreagem. A manutenção preventiva também está na lista sobre um dos assuntos mais citados e é essencial para o bom funcionamento do veículo. Segundo Gerado Magela, gerente de Fiscalização e Segurança do Detran-TO, os motoristas devem ficar atentos em relação à manutenção correta do seu veículo e às normas de segurança no trânsito: “O alinhamento, balanceamento e a calibragem adequada dos pneus, a qualidade do óleo lubrificante, o funcionamento das luzes (farol, pisca-alerta e freio) e a quantidade certa de água no reservatório do veículo são alguns dos itens que merecem atenção por parte dos condutores”.

Manter o carro “sempre novo” é uma escolha que depende única e exclusivamente dos proprietários. São hábitos e cuidados que devem ser tomados diariamente, mas que propiciam diversos benefícios!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s