Você é responsável pela sua segurança!

As férias chegaram e, com elas, o aumento da responsabilidade! Esperamos ansiosamente para isso e, por essa razão, devemos nos atentar aos deveres no trânsito, afinal, é um momento voltado para o lazer! Devido a essa temporada, o fluxo de veículos cresce e o risco de acidentes nas estradas também. Dados apontam que durante o período de férias, o índice de acidentes aumenta e uma das principais causas é a falha humana devido à desatenção dos condutores.

Dentre os fatores que podem provocar algum acidente, o celular está entre os principais, pois aumenta em 23 vezes as chances e isso acontece porque o condutor do veículo não olha para frente por alguns segundos, percorrendo uma certa distância sem atentar-se à via. Além disso, é preciso respeitar os limites de velocidade, porque com o veículo em alta velocidade é necessário um maior espaço para frear e a desaceleração será feita de forma brusca, consequentemente.

Além do mais, não manter uma distância segura do veículo a frente dificulta o desvio de algum obstáculo, o que pode causar acidente. Em dias de chuva, por exemplo, a dica é reduzir a velocidade. A cada 20 km/h, o condutor deve manter uma certa distância do outro carro. Desta forma, a 60 km/h, a distância do veículo da frente deve ser de três veículos.

Para manter o foco na estrada, é necessário ter uma boa noite de sono e se alimentar bem antes de começar o trajeto, porque, assim, conseguirá estar disposto durante a viagem! É recomendável viajar durante o dia, pois durante a noite, ficamos menos propensos a enxergar obstáculos ou a conduzir facilmente em estradas desconhecidas.

Além disso, o uso do cinto de segurança é imprescindível e a não utilização é considerada infração grave e soma 5 pontos na carteira de motorista. A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) estima que 54% dos motoristas brasileiros consomem bebida alcoólica antes de dirigir e que 24,3% dos motoristas afirmam que dirigem após o consumo de álcool.

Desta forma, o motorista deve realizar revisões periódicas do veículo, além de agir de forma preventiva e responsável, como sinalizar suas intenções por meio de setas, para que os outros possam se prevenir, evitando situações que ocasionam potenciais acidentes, além de reduzir a velocidade ao se aproximar de um pedestre. Um bom condutor é consciente do seu papel no trânsito e coloca a segurança em primeiro lugar. Você é responsável pela sua segurança! Seja gentil!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s