Conheça alguns sistemas que ajudam a dirigir com segurança

Sabemos que as estatísticas de trânsito apontam que boa parte dos acidentes é causada por imprudência ou pela falta de atenção do motorista. Por isso, segundo uma pesquisa elaborada pelo NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), ligado ao Departamento de Transportes dos Estados Unidos, 93% dos acidentes ocorrem por erro do próprio condutor do veículo. Por isso, as montadoras estão trabalhando em equipamentos de assistência na condução, ou seja, no desenvolvimento de dispositivos que servem de alterta para o motorista em relação a algum risco. Conheça os principais sistemas que ajudam a dirigir com segurança:

O primeiro deles é o controle adaptativo de cruzeiro. A sua principal função é adaptar a velocidade de cruzeiro de acordo com a distância do carro que está à frente, o que evita possíveis colisões. Também pode frear o automóvel sem a intervenção do condutor, caso seja necessário.

Posteriormente, temos o alerta de frenagem de emergência que avisa sobre a iminência de uma colisão frontal. Com isso, o sistema emite um sinal luminoso que, normalmente, fica no para-brisa. Outro tipo de alerta que ajuda a evitar acidentes é o alerta remoto de colisão, ou seja, reporta a colisão a uma central, de forma que agiliza o atendimento médico dos feridos.

A detecção de ponto cego auxilia na identificação de objetos nas áreas de ponto cego do veículo. O sistema de faróis dinâmicos ou inteligentes movimenta e adapta os fachos dos faróis de forma automática, com o objetivo de ajudar o motorista em vias escuras. Já o detector de faixa consegue detectar quando o carro sai de sua faixa de rolagem e alerta o condutor do veículo, para que o carro retorne à faixa.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s