Dentre algumas práticas que entraram em estado de alerta no Movimento Maio Amarelo, está o perigo de dirigir no acostamento. Você sabia que são mais de 300 flagrantes por mês nas estradas federias que cortam o estado?
Esse ato ocorre em casos de grandes congestionamentos, seja em horários de pico ou em véspera/volta de feriados prolongados. Isso acontece justamente porque os motoristas querem ganhar tempo ao ultrapassar os veículos que estão parados no trânsito.
Na verdade, o acostamento é para situações específicas, como paradas emergenciais. Além disso, dirigir no acostamento é uma infração gravíssima, com mais 7 pontos na Carteira de Habilitação. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, a multa por andar no acostamento já representa 11% do total de multas aplicadas em um período de quase 1 ano.
A ultrapassagem nesses locais tem uma grande parcela nos acidentes frontais, por isso, caso tenha acontecido alguma colisão, você pode solicitar orçamentos online na nossa plataforma! Faça o teste: https://goo.gl/HOMVxP