Trocar o pneu é tão fácil quanto parece? Veja o passo a passo

Trocar um pneu nem sempre é uma tarefa fácil, e quando não é feito na maneira correta, pode levar a graves acidentes. Além de saber encaixar o estepe, é preciso usar o macaco de forma adequada. É importante também ficar atento à calibragem dos pneus, que varia de carro para carro e muda com a quantidade de carga que está levando.

🛠 Ferramentas essenciais

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A ferramentas utilizadas serão, a chave de rodas (ou chave em cruz), o macaco e o estepe. Mas se for possível mantenha um par de luvas sempre no seu carro, e um saco de lixo para que você possa colocar o pneu retirado e assim poderá guarda-lo sem sujar o interior do porta-malas.

🛠 Sinalize o local

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A primeira recomendação é sinalizar o local onde for parar, caso seja na via. A distância do triângulo deve ser superior a 30 metros e, se estiver próximo de curvas, avalie a distância e o local de colocação do triângulo. Lembre-se também de ligar o pisca alerta.

Em caso de chuva, neblina ou cerração, a distância deve ser dobrada. E se por algum motivo você não estiver portando o ícone de segurança (“triângulo”) em seu veículo, o que também acarreta em multa gravíssima, de 7 pontos e R$ 191,54, o ideal é fazer a sinalização utilizando galhos de árvore ou o que tiver na via.

🛠 Puxe o freio de mão

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Com o carro parado em um lugar seguro, o próximo passo é puxar o freio de mão e manter o veículo engatado em primeira marcha, para evitar que o carro se mexa enquanto você estiver trocando o pneu.

🛠 Afrouxe as porcas ou parafusos

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Antes de encaixar o macaco, remova a calota da roda com o pneu furado, e com a chave adequada (podendo ser a chave de cruz ou a de rodas) remova cada “parafuso”. Ao invés de tentar fazer força com os braços, use seu peso para afrouxá-las. O macete é encaixar, e pisar na chave quantas vezes forem necessárias até que a porca se solte.

🛠 Encaixe o macaco

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Antes de começar a usar o macaco para erguer o veículo, é importantíssimo se assegurar de que ele foi encaixado adequadamente. A fixação do macaco deve ser feita no ponto indicado pelo manual e bem apoiado em solo firme. Alguns modelos de veículos apresentam pontos de referência nas laterais para o posicionamento correto do macaco. Caso esse posicionamento não seja obedecido, há risco de danos ao assoalho e até de desprendimento do macaco durante a operação, resultando na queda do veículo.

Alguns macacos têm manivela de abertura e fechamento integrada no próprio sistema. Outros, precisam da utilização da chave de roda para a articulação. Tateie por baixo, até sentir um vinco, no qual você poderá encaixar a ferramenta.

🛠 Retire as porcas

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Uma vez colocado o macaco, gire até que o pneu erga-se o suficiente de forma que não esteja tocando o chão. Assim você pode agora, retirar as porcas que foram afrouxadas anteriormente e assim remover a roda.

🛠 Encaixe e fixe o estepe

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Após retirar o pneu, encaixe o estepe no lugar de forma que os furos do estepe se alinhem com os furos da roda. Depois de encaixar a primeira porca, coloque a segunda no furo que está ao lado oposto, apertando-as o suficiente para manter a roda presa. Em seguida encaixe as demais. Agora que o pneu está fixado, você pode baixar o carro, retirar o macaco, guardar o pneu e suas ferramentas.

🛠 Cuidados finais

Ao voltar pra estrada, lembre-se de manter uma velocidade não muito alta. O pneu (estepe) que você colocou, pode estar com a calibragem baixa, podendo ocasionar um novo imprevisto. Procure o quanto antes um mecânico. Há duas coisas que precisam de avaliação urgente, sendo elas: a fixação das porcas, já que não sabemos o quão firmes podem estar realmente; o pneu furado, que você precisa substituir o quanto antes, adquirindo um novo ou consertando o que furou.

O serviço de alinhamento e balanceamento são essenciais quando é realizado a troca dos pneus, é fundamental para manter a direção segura, preservar o tempo de vida útil do motor e ainda economizar combustível.

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Fonte: http://www.rodaopneus.com.br

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